ATIVISMO
NEGRO

Projetos e atividades em que colaboro e/ou estou envolvido

CASO DO RACISMO NA FEIRA GRÁFICA //Lisboa//  Outubro de 2020

No contexto da pandemia COVID-19 diversas atividades passaram a ser realizadas através de video-conferências. Em Outubro de 2020, a convite da organização da Feira Gráfica de Lisboa, o artista Rod participou de uma conversa sobre “ativismo gráfico”. Após a gravação da conversa, teve a sua participação limitada a partir da decisão da organização em atender o pedido de outros participantes que solicitaram que fossem retirados da conversa por alegada proteção de direitos de imagens.

Nas informações abaixo, podem compreender todo o processo. Deste evento, foram criados alguns produtos, como : cartazes sobre tokenismo que foram exibidos através de intervenções urbanas; a instalação  “Injustaposição“, que foi exibida em 2021 no contexto do Festival Bairro em Festa, organizado pelo Largo Residências, um artigo em forma de ensaio que foi publicado em 2021 na Revista Contemporânea  e um vídeo-instalação (abaixo) criado pela artista Dusty Whistles.

Vídeo  realizado no contexto do evento ocorrido com o artista em Outubro de 2020 na Feira Gráfica de Lisboa. A partir da técnica de pastiche a artista Dusty Whistles criou um objeto artístico-pedagógico em que é possível perceber com maior clareza as etapas de silenciamento a que fui submetido durante a situação ocorrida.

Concepção e edição: Dusty Whistles
Duração: 00:33:20

Conheça alguns dos projetos culturais que colaboro ou que já colaborei

Organização sem fins lucrativos com a missão de defender e promover os direitos das pessoas em Portugal e de combater o racismo em todas as suas formas e dimensões, reivindicando políticas e práticas de igualdade.

A Bee. parte da ideia de colmeia, de um trabalho coletivo de alianças e propostas capazes de construir uma cidade mais horizontal, mais igual, mais inclusiva. A Bee. vem conectar artistas queer e um elenco formado por bixas artistas.

PROJETO MORAR

Intervenção urbana em uma região central de Lisboa já familiar para os dois coletivos e composto por um fluxo transatlântico de corpos imigrantes e negros. Atividades de conscientização política, mobilização participativa.

GRUPO EDUCAR

Plataforma  multidisciplinar de educadores antirracistas. Objetivos principais: (re)pensar a Educação e criar uma caminhada Antirracista – a partir da realidade portuguesa e do seu diálogo com experiências afro-brasileiras.

Voltar ao topo