ATIVISMO
NEGRO

Projetos e atividades em que colaboro e/ou estou envolvido

CASO DO RACISMO NA FEIRA GRÁFICA //Lisboa//  Outubro de 2020

No contexto da pandemia COVID-19 diversas atividades passaram a ser realizadas através de video-conferências. Em Outubro de 2020, a convite da organização da Feira Gráfica de Lisboa, o artista Rod participou de uma conversa sobre “ativismo gráfico”. Após a gravação da conversa, teve a sua participação limitada a partir da decisão da organização em atender o pedido de outros participantes que solicitaram que fossem retirados da conversa por alegada proteção de direitos de imagens.

Nas informações abaixo, podem compreender todo o processo. Deste evento, eu criei dois produtos: a instalação artística “Injustaposição“, que foi exibida em 2021 no contexto do Festival Bairro em Festa, organizado pelo Largo Residências e um artigo em forma de ensaio que foi publicado em 2021 na Revista Contemporânea  e um vídeo-instalação (abaixo) criado pela artista Dusty Whistles.

Vídeo foi realizado no contexto do evento ocorrido com o artista em Outubro de 2020 na Feira Gráfica de Lisboa. A partir da técnica de pastiche, a artista Dusty Whistles criou um objeto artístico-pedagógico em que é possível perceber com maior clareza as etapas de silenciamento a que fui submetido durante a situação ocorrida.

Concepção e edição: Dusty Whistles
Duração: 00:33:20

Conheça alguns dos projetos culturais que colaboro ou que já colaborei

Organização sem fins lucrativos com a missão de defender e promover os direitos das pessoas em Portugal e de combater o racismo em todas as suas formas e dimensões, reivindicando políticas e práticas de igualdade.

A Bee. parte da ideia de colmeia, de um trabalho coletivo de alianças e propostas capazes de construir uma cidade mais horizontal, mais igual, mais inclusiva. A Bee. vem conectar artistas queer e um elenco formado por bixas artistas.

PROJETO MORAR

Intervenção urbana em uma região central de Lisboa já familiar para os dois coletivos e composto por um fluxo transatlântico de corpos imigrantes e negros. Atividades de conscientização política, mobilização participativa.

GRUPO EDUCAR

Plataforma  multidisciplinar de educadores antirracistas. Objetivos principais: (re)pensar a Educação e criar uma caminhada Antirracista – a partir da realidade portuguesa e do seu diálogo com experiências afro-brasileiras.

Voltar ao topo